REUMATOLOGIA

O QUE É REUMATOLOGIA

A Reumatologia é uma especialidade que abrange um grande número de doenças reumáticas de diferentes causas. Há mais de 200 doenças reumáticas catalogadas. Há as que acometem apenas as articulações; outras envolvem apenas as estruturas periarticulares (músculos, ligamentos, bursas e tendões); doenças sistêmicas não reumáticas, que afetam o sistema musculoesquelético, e finalmente, as doenças difusas do tecido conjuntivo, as auto imunes que causam lesão no sistema musculoesquelético, na pele e nos órgãos internos, como rim, cérebro, coração, pulmão e outros mais.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
As doenças reumáticas apresentam sinais e sintomas que podem ser comuns a diferentes doenças, por isso é de máxima importância procurar um diagnóstico médico a fim de conseguir um tratamento eficaz e individualizado.

As doenças reumáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo, e no Brasil é a terceira principal causa de incapacidade para o trabalho, suplantada apenas pelas doenças psiquiátricas e cardiovasculares.

EXAMES:

A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia, por ser o melhor método de imagem para se medir a densidade, isto é, a “consistência”, do osso. A osteoporose leva a fraturas principalmente de fêmur e de coluna. Grande parte destes pacientes falecem no primeiro ano após fratura e mais da metade ficam dependentes de outras pessoas.