PRODUTOS FITOTERÁPICOS

O QUE SÃO FITOTERÁPICOS?

São considerados medicamentos Fitoterápicos os produzidos pelo emprego exclusivo de princípios ativos (extratos) derivados de drogas vegetais. Porém seu uso não pode ser indiscriminado. Como outros medicamentos, tem dose, indicação, conservação etc. Esses medicamentos foram reconhecidos em 1978 pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Fitoterápicos são regulamentados no Brasil como medicamentos convencionais pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Necessitam, como qualquer outro medicamente, apresentar critérios de qualidade, segurança e eficácia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS E FITOTERAPIA?

Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia em que são utilizados os extratos das plantas, sendo produtos industrializados. Já a Fitoterapia engloba, além das preparações fitofarmacológicas e dos medicamentos fitoterápicos, o uso popular das plantas em si.

COMO TRABALHAMOS?

Na LABOVITAE, podem ser adquiridos como produtos industrializados de balcão ou manipulados.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS FITOTERÁPICOS?

:: À base de ingredientes naturais, causam efeitos colaterais menores, comparados aos remédios convencionais. Essas características recomendam os fitoterápicos para o tratamento de doenças crônicas quando o longo tempo de tratamento pede uma medicação o menos agressiva possível e também como prevenção de sintomas e doenças.
:: Podem ter ação potencializada, ou seja, muitas vezes um mesmo comprimido possui princípios ativos com atribuições diferentes, o que evita a necessidade de se tomar uma série de cápsulas.
:: Não possuem relação de interação alérgica com alimentos, logo, não é necessária a restrição alimentar durante o tratamento.
:: O custo desses medicamentos costuma ser mais acessível.

Traga sua receita!