CARDIOLOGIA

O QUE É CARDIOLOGIA?
Cardiologia é a especialidade médica que se aplica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças que afetam o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
As doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte no mundo. Deve-se consultar o cardiologista, geralmente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de uma doença.

Cardiologia preventiva:
Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovascular, é importante alertar que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na prevenção.

É recomendado que todos os adultos, mesmo aparentemente saudáveis, após os 18 anos de idade, consultem um cardiologista, para se orientarem adequadamente, a respeito dos seus riscos cardíacos e das diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo.

Deve procurar também o cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico.

A cardiologia curativa:
É a intervenção do cardiologista, quando o paciente já apresenta sintomas cardiovasculares, como dor no peito (angina), dispneia (falta de ar), síncope (desmaio), palpitações entre outros.

EXAMES:

É um procedimento não invasivo que registra a atividade elétrica do coração quando o paciente está em repouso. O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos ou quando houver suspeitas de cardiopatias. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário.

É um exame de alta sensibilidade baseado no uso da ultrassonografia. direcionado à avaliação do coração, rápido e não invasivo.

Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintoma de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

Consiste em um exame não-invasivo e altamente acurado para avaliar o miocárdio, as valvas e o fluxo de sangue no interior das cavidades do coração, através do ultra-som e da análise do sinal doppler (estudo do fluxo sanguíneo).

É um exame que mede a deformidade da contração do músculo cardíaco no sentido longitudinal, radial e circunferencial. Capaz de detectar a disfunção do músculo cardíaco precocemente, permitindo que se adote as medidas adequadas antes que aconteça o sinistro.

Exame realizado para a avaliação das artérias carótidas e vertebrais de forma não invasiva. Permite ao médico analisar a anatomia (incluindo a presença de placas de gordura na parede dos vasos) e o comportamento do fluxo sanguíneo, determinando a localização, dimensão e ocomprometimento à passagem do fluxo de sangue nas placas ateroscleróticas. Avalia também a qualidade destas placas quanto à predominância de gordura, fibrose ou calcificação e complicações como úlcera e trombose. Importante para se detectar a aterosclerose subclínica.

É indicada para pacientes em exames preventivos em pacientes com fatores de risco e com diagnóstico ou suspeita de obstruções das artérias que podem incluir tonturas, cegueira súbita ou derrame (AVC) e pós-operatório destas artérias.

É o eletrocardiograma continuo com o individuo fazendo esforço na esteira controlada por um programa de computador, e observado pelo médico.

Importante para se detectar isquemia miocárdica (falta de circulação) nas artérias coronárias, avaliar o condicionamento físico, hipertensão arterial.

O exame permite o registro contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como o eletrocardiograma, porém durante o período de 24 horas. Busca detectar alterações do registro cardíaco durante a sua atividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas apresentados pelo paciente, como palpitações, tonturas, perda da consciência, dor no peito, entre outras.

É indicado em casos de arritmias cardíacas, palpitações, perda de consciência, acidente isquêmico transitório (AVC cuja sintomatologia regrediu durante um período inferior a 24 horas), para avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias pós-infarto agudo miocárdio e isquemia silenciosa.

É o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Possibilita medir a eficácia do tratamento anti-hipertensivo, e também correlacionar sintomas cotidianos do paciente como tonturas, com a variação da pressão ao longo do período. Importante para diferenciar as hipertensões do jaleco branco, ou seja aqueles pacientes que ficam hipertensos na presença do médico.