ARTIGOS

O USO DE FILTROS SOLARES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DA PELE

Por Dra. Juana Maria Rojas Silva

A luz solar é composta por muitos comprimentos de onda espalhados pelo espectro eletromagnético. Ao atravessar a atmosfera da terra, alguns desses comprimentos de onda são filtrados. A radiação restante atinge a terra como luz ultravioleta e infravermelha.

  • O que são as radiações UVA, UVB e UVC?

São as radiações ultravioleta que atingem a terra.

  • Como age a radiação UVA?

A radiação UVA tem comprimento de onda de 320- 400nm. Apresenta ondas mais longas, de baixa energia que penetram profundamente na derme. Podem causar manchas, fotoenvelhecimento precoce, rugas, câncer, cataratas, eritemas, entre outros problemas

  • E a UVB?

A radiação UVB apresenta comprimento de onda de 280- 320nm. Essas ondas são menos longas, mas possuem mais energia. São responsáveis pela vermelhidão e queimaduras após exposição solar. A radiação UVB pode causar eritemas severos, pigmentação retardada, câncer e é considerado um imunodepressor potencial.

  • E a UVC?

A radiação UVC 100-280nm, apresenta ondas mais curtas de alta energia, é a mais perigosa, porém é absorvida pela camada de ozônio e não chega a terra.

  • O que vem a ser Fator de Proteção Solar (FPS)?

É um número, uma medida que indica o nível de proteção que um produto oferece contra os raios UVB. Os filtros podem ser físicos e químicos. Para a obtenção de um fator elevado, faz-se associação de filtros. O número refere-se a proteção UVB, porém a maioria dos filtros hoje em dia tem em sua composição também a proteção UVA cuja representação é feita pela sigla PPD, e o ideal é que corresponda pelo menos a um terço do FPS. Alguns especialistas sugerem que seja acima de 12.

  • Qual a diferença entre filtro físico e químico?

O filtro físico é um filtro inorgânico, age refletindo a radiação solar. Os mais usados são óxido de zinco e o dióxido de titânio, podem deixar a pele um pouco esbranquiçada. Os filtros químicos são substâncias que absorvem a radiação ultravioleta, impedindo que ela passe para a pele. A maioria dos protetores é composta por ambos filtros.

  • Como saber que fator de proteção usar?

Leva-se em conta a cor da pele. As mais brancas são mais sensíveis. Contudo é recomendável sempre usar acima de FPS 15. Quanto maior o valor de FPS, maior a proteção.

O FPS 30 dará uma proteção melhor ( 96,7%) e acima dele o nível de proteção aumenta, porém em porcentagem não é tão significativo.

  • De que maneira usar o FPS?

Aplicar generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Em caso de se expor ao sol, reaplicar de 2 em 2 horas, evitando exposição em horários considerados muito quentes e caso entre em piscinas ou mar, deve reaplicar assim que sair da água, porém na pele seca.

  • O que pode ajudar além do uso do FPS?

Use sempre bonés, viseiras e chapéus, sempre sob a proteção de barracas de praia. Não esqueça dos lábios, orelhas e peito dos pés

  • E acessórios com filtro solar como funcionam?

Existem roupas, chapéus, bonés e até luvas com filtros que chegam a bloquear até 98% dos raios UVA e UVB. Geralmente a proteção é inserida nos algodões que compõem os tecidos, antes que eles venham a se tornar roupas ou acessórios. O ideal é que esses itens sejam usados como complemento. São ideais para bebês e crianças e muito utilizados por esportistas que praticam exercícios ao ar livre.

Rua tiradentes, 541/567 - ponta porã - ms - 67 3431- 2194 / 3431-0285